domingo, 21 de fevereiro de 2016

Sementes, trabalho e frutos

Semeando I

Hoje, 21 de fevereiro de 2016, colhi as primeiras goiabas lá em casa (vide fotos). Até aí nada de mais, não fosse o fato de que esta árvore surgiu de sementes de uma goiaba plantadas por minha mãe na última vez em que ela esteve aqui em Niterói, no início de 2009.

Já combalida, tomada por um raro e agressivo tipo de câncer, que a vitimou alguns meses depois, ela plantou estas sementes e, sorrindo serenamente, disse naquele momento: “Se você cuidar, eu sei que um dia colherá goiabas aqui”. No próximo dia 28 ela completaria 75 anos, mas poderá ver nem saborear os frutos da convicção que possuía no poder da vida e na força da semente.

Quem a conheceu sabe o quanto ela semeou vida, paz, amor e serenidade entre aqueles com os quais conviveu durante sua passagem pelo mundo. O jeito de viver dela ainda hoje me serve de desafio e inspiração; e vejo em meu irmão alguém que tem atitudes muito similares às que minha mãe possuía.
Por isso, saborear os frutos desta goiabeira passou a ser algo especial, impregnado de significados que estão muito além do ato de consumo.



Semeando II

Hoje, 21 de fevereiro de 2016, completo dez anos como professor da Universidade Federal Fluminense. Deste percurso, a primeira metade foi cumprida junto ao Departamento de Filosofia (GFL), e os últimos cinco anos vinculando meu trabalho ao Departamento de Direito Privado (SDV).
É um dia muito especial, e passou tão rápido! Talvez porque, neste período, não diferente dos anteriores, eu fiz tanta coisa que nem me apercebi que o tempo voou.
Fazendo um apanhado destes anos de UFF (que só com a ajuda do Currículo Lattes, do CNPq, já com 125 páginas, consigo lembrar! rssss):
a) Ajudei a montar um Curso de Graduação em Filosofia;
b) Contribui na discussão que conduziu ao surgimento do Mestrado em Filosofia;
c) Fui subchefe do GFL;
d) Fui Vice-Coordenador e depois Coordenador da Graduação em Filosofia;
e) Participei da elaboração de questões de Filosofia para o vestibular da UFF;
f) Ministrei mais de 70 disciplinas na Graduação (em Curso como Psicologia, Biblioteconomia, Serviço Social, Turismo, Produção Cultural, Estudos de Mídia, Filosofia, Direito);
g) Ministrei mais de 70 disciplinas no Mestrado e no Doutorado em Sociologia e Direito (PPGSD);    
h) Ministrei mais de 20 disciplinas no Mestrado em Justiça Administrativa (PPGJA);
i) Ministrei quase uma dezena de disciplinas em Pós-Graduação Lato Sensu;
j) Ministrei mais de dez cursos de treinamento aos servidores da UFF, e outros tantos para magistrados e professores brasileiros, envolvendo especialmente questões ligadas à ética e à moralidade na gestão pública;
k) Participei de mais de 30 Bancas de Trabalho de Conclusão de Curso (em Filosofia e em Direito);
l) Participei de mais de 150 Bancas de Mestrado (na Instituição e em outras Instituições);
m) Participei de mais de 35 Bancas de Doutorado (na Instituição e em outras Instituições);
n) Participei de mais de 20 Bancas de Concurso Público ou de Seleção de Mestrado e Doutorado;
o) Orientei em torno de 22 alunos em Trabalho de Conclusão de Curso (em Filosofia e em Direito);
p) Orientei em torno de 12 alunos no Mestrado em Sociologia e Direito;
q) Orientei em torno de 8 alunos no Doutorado em Sociologia e Direito;
r) Orientei em torno de 9 alunos no Mestrado em Justiça Administrativa;
s) Participei, como relator, da elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional e do Regimento do SDV;
t) Fiz mais de trinta de pareceres acadêmicos Ad Hoc, para periódicos e publicações, ou técnicos, em Comissões Administrativas da Universidade;
u) Participo de 2 e lidero outros 2 Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq, realizando encontros semanais de estudo ao longo destes anos;
v) Publiquei mais de 50 itens, entre artigos, textos, resumos, capítulos de livros, material didático;
w) Fiz mais de 100 itens, entre palestras, conferências, organização de eventos e comunicações em eventos;
x) Oriento atualmente 9 alunos no Doutorado e 2 no Mestrado do PPGSD, além de 3 no Mestrado do PPGJA e 7 de TCC na Graduação em Direito;
y) Participei da montagem do Projeto de Doutorado em Justiça Administrativa, que foi aprovado recentemente pela CAPES e terá seu início em abril próximo;
z) Assumi a Vice-Coordenação do Doutorado em Justiça Administrativa (novas sementes!).

Xiii, acabou o alfabeto!!!

Creio que lancei muitas sementes que se tornaram lindos frutos, graças às pessoas que cruzaram pela minha trajetória e me permitiram colaborar, de algum modo, nas demandas que possuíam dentro da UFF. Obrigado a todos e a todas por estes dez anos. E que venham outros dez!

Espero ter energia e competência para estar à altura dos desafios que se me apresentam, de sorte a honrar o nome de minha mãe e de meu pai, que acreditavam no poder da vida e na força da semente, e que por isso deixaram muitos frutos, enquanto legado de vida. 

4 comentários:

  1. Me vi por ali, em várias "letras", sempre que possível na pose de Sancho Pança, escudeiro de nobre e valente guerreiro. Parabéns querido!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Gilvan....lembrando que nesta caminhada vc passou aqui pela Serra friburguense nos dando também uma valiosa ajuda. Obrigada....eu caminho este ano para 9 anos de UFF e de fato o tempo voou tamanha responsabilidades que assumi. Só na chefia de depto e sua consolidação já se vão 5 anos....Campus novo é assim....muito muito trabalho administrativo. Aparece aqui qdo quiser, será uma honra para todos nós. Amplexos. Cassia Rocha

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Gilvan! Lembro de suas aulas na Bioética em Londrina. Estou revisitando Hegel inspirado em um desses encontros! Tua mãezinha está certa: tudo frutifica! Muito sucesso para ti! Forte abraço!!! Sérgio Camargo

    ResponderExcluir