segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Auf Wiedersehen 2013! Willkommen 2014!

Acabou! O que dava para ser feito, foi feito! Se foi bem feito ou não, se deu o resultado esperado ou não, se valeu a energia despendida ou se ela foi desperdiçada, agora já não importa: 2013 se esgotou. Mais um ano que você e eu vivemos, mais um ciclo da existência que se confirma, mais um tempo que se evaporou por entre as sensações do pulsar dos corpos em constante transformação no espaço.
E o momento é ambíguo, pois envolve sentimentos de tristeza e frustração, intercalados com outros de expectativa e de alegria
A frustração e a tristeza vêm pelas pessoas que partiram, pelas coisas que desejamos e não obtivemos, pelos projetos que lançamos (pro-jectum) e não realizamos, pelas obras que queríamos ler ou escrever e que não nos demos a condição, pela reeducação alimentar que prometemos adotar e que as nossas calorias denunciam não ter sido cumprida, pela palavra que queríamos ter dito e faltou na hora adequada, pela frase dita que merecia não ter sido expressa, pelos “mergulhos retidos que nos deixam estranhas câimbras” (M. Proust).
Mas também vem a expectativa e a alegria, por aquilo que realizamos, por aqueles a quem cativamos e fomos cativados, por aquilo que produzimos e que se torna nossa marca no mundo, pelos que amamos, pelas batalhas que enfrentamos com galhardia e pela paz que conquistamos com esforço, pelos projetos que tiveram sucesso e pelo aprendizado daqueles cujo êxito foi diverso do inicialmente especulado, e pela possibilidade disso continuar a acontecer no ano que se mostra no horizonte.  
Neste ano acumulei doces e amargas lições, que me acompanharão para sempre. E talvez a maior delas seja a de que somos poeira ao vento, ou pouco mais que isso.


Diante de todas as circunstâncias deste ano de 2013, que se mostra nos seus últimos suspiros, só me resta agradecer a possibilidade de estar aqui, vivo e com capacidade de expressar o que penso e o que sinto, graças ao mistério do acontecer humano no Universo.

A Vocês, amigos e amigas, que fizeram parte da minha vida em 2013 e que tornam a vontade de continuar vivendo algo ainda presente em mim, meu carinho, minha gratidão pelo aprendizado que me propiciaram e pelo espaço que me permitiram, num tempo tão escasso e precioso que é o do estar no aí, de transitar pela existência de vocês. 


Feliz 2014 a todos e a todas, com carinho e admiração! 

2 comentários:

  1. Caro Amigo Prof. Gilvan. A cada palestra, aula, texto,conversa seus, tenho crescido como pessoa, e sou muito grato por estar recebendo vossas palavras de incentivo, de força e do quão útil podemos transformar essa "poeira ao vento" que somos. Isso é o que tenho apreendido nesses últimos tempos e tenho vontade de agradecer a cada vez que o encontro. E a transformação de cada um de nós - ou da maioria de nós - que tem o privilégio de estar colhendo vossos ensinamentos é tamanha que os incrédulos, olhando de fora, acha que não é possível e cisma em apelidar de algo que só é possível no coração e na mende daqueles incrédulos. Obrigado por acreditar nos seus discípulos. Obrigado por essa mensagem e pelas duas músicas. Seguindo seus ensinamentos tentarei ser a melhor "poeira ao vento" que conseguir. Que venha 2014 e seja bom para todos nós. Recebam tod@s o fraterno abraço do Denis.

    ResponderExcluir