domingo, 23 de dezembro de 2012

FELIZ NATAL!!!


O ritmo alucinado de atividades deste ano me permitiu poucas visitas e postagens, pois entre escrever uma mensagem para o Blog e escrever um capítulo de livro, um artigo para uma revista científica, ou mesmo a leitura e correção de um texto escrito por meus orientandos ou alunos, acabei priorizando aos últimos e esgotando os momentos dos meus dias nestas empreitadas. E não consegui dar conta de tudo em 2012! Muita coisa sobrou para 2013!
Entretanto, hoje é um dia especial e me dei de presente estes poucos momentos para falar a todos os amigos e amigas que eventualmente acessam este Blog. É Natal!
Não importa se você é ateu ou crente, se este dia não passa de mais outro no calendário ou se é um dia diferenciado; olhe em torno: as pessoas se voltam, cada uma do seu jeito, para pensar um poucos nos outros, para lhes dar um presente ou uma lembrança. O presente, vindo ou não, é o que menos importa, pois o maior milagre já aconteceu e consiste no pensar no outro, no querer partilhar vida com o outro, no querer celebrar com o outro.
Este espírito de solidariedade, de querer estar junto, de acolher a alteridade, só este espírito tornou possível a espécie humana chegar até hoje e ocupar este planeta. Só este espírito, resgatado e tornado prática cotidiana, poderá evitar a extinção desta mesma espécie, tão voraz, competitiva e destrutiva.
Que o Natal nos renove as esperanças e as expectativas de um mundo mais justo, mais digno e mais pleno de paz para todos e todas, independentemente da etnia, da crença, das preferências sexuais ou políticas, das convicções éticas ou da geografia.
Amazing Grace, música composta possivelmente em torno do séc. XVII, virou hino religioso para alguns, mas traduz a presença do Deus menino, que lembrado todos os anos, apela para nosso espírito humano, que vivido em plenitude se mostra divino. Que a graça esteja com você, minha amiga e meu amigo. Um Feliz Natal junto àqueles e àquelas a quem você ama, na paz, na força, na honra, na Graça.  

3 comentários:

  1. Comandantíssimo, você com seu carinho é o verdadeiro Papai Noel pra muitos de nós.
    Obrigado por tudo que fez por todos nós, alunos, orientandos e amigos.
    Que o espirito natalino permaneça no seu coração para sempre.
    Saúde!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Irmão, amigo, ser humano incomparável, exemplo de pessoa.
    Por mais que escreva aqui, nada será o bastante para definir você. Então só uma palavra neste momento.
    OBRIGADA. MUITO OBRIGADA MESSSSMMMMOOOOO!!!!! por fazer parte das nossas vidas.

    ResponderExcluir

    ResponderExcluir